Menos de uma semana após o incêndio que destruiu o Pinus Bar, no bairro Camobi, em Santa Maria, além da desolação, a busca pelas causas do que realmente aconteceu na madrugada do último sábado intrigam cada vez mais o proprietário, Daniel Camillo, 37 anos. Após a análise das imagens das quatro câmeras do estabelecimento, ele diz que a possibilidade de o incêndio ter sido provocado é cada vez maior:
Polícia não descarta que incêndio que destruiu bar em Santa Maria tenha sido criminoso
– A fumaça escura nas imagens atrapalha um pouco, mas conheço aquilo como a palma da minha mão. É inexplicável. 90% de chances é que foi criminal. O fogo que começa na área externa, no chão de concreto, bem no cantinho da porta de vidro. Demora uns 50 minutos para se alastrar, depois, apaga duas vezes e inflama de novo.
Segundo Camillo, quatro câmeras, duas internas e duas externas (instaladas no pátio) registraram imagens do fogo que começou por volta das 4h. O horário que aparece na tela do vídeo abaixo não é horário real.
Assista ao vídeo de uma das câmeras:
Apesar de mostrar convicção ao relatar que acredita que o incêndio tenha sido provocado, o proprietário não entende o que motivaria alguém a fazê-lo, já que ele e a mulher não têm inimizades. Contudo, ele informou que um vizinho, que mora na Faixa Nova de Camobi, teria visto cinco pessoas correndo próximo ao bar logo após o início do fogo.
Os Marias faz show em prol do Pinus Bar e Restaurante
Outro fato mencionado por Camillo é um processo judicial, e que já tramita há quatro anos, contra o proprietário do terreno, onde fica o bar.
– Vou procurar esse vizinho de novo. Por enquanto, são só boatos. Quanto ao processo, perdemos a ação. Enviei para a Justiça um pedido para quando saírmos do local, recebermos pelo menos o valor do bar, que fomos nós que construímos. Era para entregarmos em março. Enviei para o advogado um pedido para entregarmos no próximo verão, em função de estarmos construindo o bar outro local e termos gastos com funcionários. Mas nunca tive nenhuma discussão. Pago o aluguel do terreno em dia e tudo é tratado direto com a imobiliária.
Leia outras matérias de Geral e Polícia
O bar estava em funcionamento há 14 anos e tem como público principal os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O local continuará aberto, só que no Centro Comercial Camobi (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, bairro Camobi). A nova sede do Pinus está em construção na BR-287, Faixa Nova de Camobi.